sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O rapto de Joana do Tarugo - Elomar Figueira Melo

Hoje recebi uma tarefa de meu grande amigo e irmão, Fábio Castor: Mostrar mais sobre minhas raízes, dar um pouco  mais de leveza ao nosso blog. Respondendo  a sugestão do amigo, resolvi iniciar com uma peça matuta medieval do grande poeta Elomar Figueira Melo. Trata-se da Tradição Medieval na Música Popular Brasileira (MPB) uma cantiga de amor onde o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe. eu -- lírico é masculino e também sofredor.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

QUEM É O CORRUPTO?


Ultimamente, folheando jornais, revistas, vendo sites, recebendo mensagens eletrônicas tenho me deparado com constantes notícias de suspeita ou deflagração de corrupção. É o executivo que “nunca sabe de nada”. O legislativo que se aglutina e se emuralha na defesa dos iguais, Jaqueline Roriz, mensaleiros e, nessa semana, Valdemar Costa Neto, que o digam. Judiciário que causa câimbra no braço daquela coitada cega e surda colocando pesos e medidas diferentes entre quem é da “côrte” e usa bens públicos de forma privada, como Sarney; e um Silva ou Souza qualquer povim. Nesses últimos, baixa o chicote e bate mais nêgo que é pouco, mostrando toda autoridade e arrogância da magistratura.
Mas, espere um pouco, encerra-se aí nossa majestosa gama de corruptos? Se livrando dessa corja, estamos livres dessa famigerada miséria humana?
Pois bem, gostaria que meu ilustre leitor (obrigado por está dedicando seu tempo a mim) me ajudasse a detectar quem é o corrupto? E uma vez fazendo-o, dê sua colaboração para solucionarmos esse câncer nacional. Seja refletindo, seja multiplicando atos positivos, seja começando em casa, educando os seus.
Na escola, ainda cedo, não sei se ainda é assim, quando iniciávamos o estudo da história de nossa brava gente brasileira nos era informada que somos frutos do refugo, do bagaço, do resto que não prestava na Europa. Bandidos, degredados filhos de Eva, porcos mal-educados, que aqui chegando se junta a um bando de nativo preguiçoso que só queria viver de sombra e água fresca, acrescentando-se aí os “sem almas” animalizados como força motriz de trabalho, vindos da África.
Criava-se ali a nossa identidade nacional como povo, raça mestiça, para alguns, bando de pés-duros, para outros.
Quem chegou aqui do continente velho, veio para saquear, enriquecer e deixar para trás as sobras, a esmola, a miséria. Mas mesmo assim, o “negócio” se sustenta, equilibra-se na corda bamba e se cria como uma nação.
Honestidade ou a falta dela estará impregnada no DNA?  Estará aí a explicação dessa variedade de tipos de ética e corrupção?
Semana passada, feriado de 12 de Outubro, houve em várias cidades a marcha contra a corrupção.  A revolta estava direcionada aos que estão estampados nos meios de comunicação, os que se têm holofotes sobre si, ou seja, nossos inestimáveis representantes dos três poderes.
Será corrupção ultrapassar pelo acostamento, quando existe uma fila quilométrica de carros numa auto-estrada? Será corrupção valer-se ou esperar que colegas em uma repartição lhe dêem preferência em detrimento a quem chegou cedo e aguarda a horas? Será corrupção enfiar meu “pen drive” no computador da repartição para imprimir documentos particulares, uma folhinha que seja? Será corrupção usar a máquina de Xerox do trabalho para copiar um trabalho ou livreto do meu filho? Será corrupção não pagarmos os direitos trabalhistas de nossos empregados domésticos, quando exigimos seu recebimento à empresa que trabalhamos? Será corrupção “molhar” a mão do guarda quando flagrados numa infração? Será corrupção comprarmos CD’s , DVD’s, roupas , sapatos, perfumes e “souvenirs” pirateados sob alegativa que não se compra o original por quê o preço é muito alto?
O que é corrupção? Existe o ato mais ou menos corrupto?
Fazer corpo mole em seu emprego sob alegativa de que recebe salários vis ou trabalha em situações insalubres poderia ser classificado com corrupção? Assim como, submeter profissionais qualificados a condições inadequadas e salários vexaminosos, em nome da mais valia, levando o trabalhador a condições, cada vez mais descompensatória, do ponto de vista emocional, não é corrupção?
Meu Deus, quem é o corrupto? Contra quem estamos nos indignando? Ou nossa indignação se faz em benefício próprio? Por que não somos nós que ali estamos?
Lembrando Rui Barbosa que afirmou: De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86), pensemos no que poderemos fazer para evitar que cheguemos a esse estágio a que se refere o ilustre jurista.
Fazer algo é preciso, pois não aceito a idéia de corrupção nata e hereditária. A falta de educação, assim como, a desvalorização daquele que é correto e valoriza o lícito, sendo muitas vezes, vítimas de bulling, para usar termo da moda, deve ser desencentivado, por que não, combatido.
Temos que lutar todos juntos, para realizamos a mudança do paradigma da lei da vantagem para o paradigma da lei da ética, da justiça e da honestidade.
Vamos pluralizar o singular.
Preparar nossas crianças, não para o enfrentamento, para a busca do mercado, do para eu, para mim, por mim;  mas para a cooperação, conduta reta a atos que favoreçam não ao indivíduo, se não, à coletividade que o circunda, beneficiando a todos.
Que tal revermos nossos valores, procurando realizar atitudes pró-ativas, com seriedade, humanismo e amor ao próximo. Entendendo que fazer o correto é mais que uma boa ação. É uma questão de inteligência.
Júlio Lima
Médico/Professor

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TELETON

Queridos amigos. Vem aí o teleton no SBT. Esse evento que acontecerá nos dias 21 e 22 de Outubro/2011 tem como objetivo levantar fundos para AACD (Associação de Assistencia à Criança Deficiente). Umas das instituições mais sérias e atuantes no cenário nacional no tratamento e reabilitação da criança e do adulto deficiente. Esse ano será especial para nós nordestinos, e principalmente para a Paraíba, pois há uma grande chance da AACD esterder suas atividades até Campina Grande com mais uma sede, o que beneficiará, não só a cidade de Campina Grande, mas todo o entorno regional e estados vizinhos. Liguem, colaborem!!!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

I Jornada Multidisciplinar de Reabilitação de Amputados da AACD Pernambuco

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Inteligência Espiritual. O que é Isso?

Recebi um texto do amigo Fábio Castor que gostei muito. Trago agora para apreciação do(a)s amigo(a)s. No final do texto tem até um testezinho simples para saber se você possui INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.
Abraço fraterno a todo(a)s e bom texto!!!

             No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.
DrªDanaZohar - Oxford

            No livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a física e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevarnosso quociente espiritual".
            Aos 57 anos, Dana vive em Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em física pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualment e leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para português. QS - Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português(no Brasil, pela Record). Dana tem sido procurada por grandes companhiasm interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho. Ela falou à EXAME em Porto Alegre durante o 300º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suécia, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo. Eis os principais trechos da entrevista:

O que é inteligência espiritual?
            É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.

De que modo essas pesquisas confirmam suas idéias sobre a terceira inteligência?
            Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência
espiritual.

Qual a diferença entre QE e QS?
            É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade. Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.

Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo

2. São levadas por valores. São idealistas

3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade

4. São holísticas

5. Celebram a diversidade

6. Têm independência

7. Perguntam sempre "por quê?"

8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo

9. Têm espontaneidade

10.Têm compaixão

"É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a alegria de viver.”
(Helen Keller)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."
(Rui Barbosa)

"Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."
(Bob Marley)









segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Analisis computadorizado de la marcha de amputados transfemoral

domingo, 2 de outubro de 2011

Evolução das Próteses e das terapias - Congresso Latino Americano de Ortopedia Técnica


É muito gratificante vermos quanto o homem pode ajudar ao homem com suas criações. É frustante vermos o quanto ainda é limitado o acesso do homem às criações do homem por causa do dinheiro, sua falta no caso, e limitação das políticas públicas nesse sentido. Vejam que maravilha dois vídeos com o que há de mais moderno no auxílio ao paciente amputado.