terça-feira, 13 de maio de 2014

E lá se vai Artur...


E lá se vai Artur... Vai tocar sua sanfona na companhia dos bons. Chegará no céu devagarzinho, meio calado, meio faceiro, meio sem jeito perguntando aonde está?
Talvez ainda queira saber, como todos nós aqui saudosos, por que tão cedo? Por que assim sem nem avisar?
Talvez alguém lhe diga: Porque sim.
Não! Não senhores! Fatalidade definitivamente não! Porque sim, certamente não foi.
Artur, nosso amigo Artur, filho de seu Alvino e dona Evane, pai de família e médico exemplar na verdade foi vítima da ineficiência e negligência do Estado.
A morte de Artur é menos um caso de polícia. A agressão sofrida por ele é resultado da ausência ou ineficiência das políticas sociais do Estado.
Quando o objetivo é encabestrar o miserável com programas desfigurados à eleitoreiros e não resgatar o cidadão de sua condição de miserável, pela educação, a sociedade mostra esse desvirtuamento moral, mostra sua face mais perversa e insana.
A banalização do ser humano e sua integridade física e moral deixa de ser um ponto fora da curva e passa para a média aceitável, ou pior, para a média negligenciada.
De Thomas Robes aos nossos dias vivenciamos um crescimento exponencial na economia, tecnologia e indústria, no entanto, o homem permanece no abissal como lobo do homem, só que agora com diferenciais de requintes de crueldade, perversidade, tripudiação.
Se àqueles que deveriam zelar pela ética falcatruam, àqueles que deveriam zelar pela lei e fazê-la com isenção prevaricam, àqueles que deveriam considerar normal o ato correto, o chamam de ingenuidade não temos como exigir daqueles que vivem na miséria e na certeza da impunidade que tomem atitudes diferentes daquelas que estamos vendo ultimamente.
O pai que joga filha do quarto andar ou que se omite no assassinato do filho pela madrasta, adolescente que mata pai e mãe, transeuntes que lincham uma inocente sem dó, nem piedade, sujeito que lança vasos sanitários para matar de forma espetaculosa, um pai de família que ao final de um dia árduo de trabalho e que deveria ter direito a um descanso é sequestrado e violentamente morto, crianças queimadas presas a colchões, etc, etc, etc. não são atos isolados da violência urbana, se não, o reflexo de uma sociedade carcomida pela corrupção e impunidade.
Perdemos um amigo para a ineficiência do Estado. A população perde um profissional extremamente qualificado (doutor em sua área) para a ignorância e crueldade humana. Uma mãe perde um filho para a cultura da corrupção. Uma mulher perde seu companheiro para a ausência de educação e, por fim, um filho perde um pai para a impunidade.

Júlio Lima

43 comentários:

  1. Caro Júlio. Emocionantes essas suas linhas. O que exigir de uma criança que nasce no desajuste de uma família totalmente afastada dos direitos da Lei Mãe, ainda que recebendo míseros trocados de programas sociais, belos, porém desvirtuados? O que mais machuca é a extensão de toda a violência da tela da televisão e dos plantões da vida para nossa realidade. Um amigo seu. Profissional, sério, dedicado. Antes de tudo: filho, esposo e pai. Nada será como antes. Não há o que possa reverter. Só esperar o tempo ir calejado a dor. O que dá um nó na garganta além de tantas coincidências de profissão, idade e prole? O sentimento de que poderia ter sido eu ou você é que, infelizmente, não será o último nem o único ao nosso redor mais estreito. Que Deus conforte a família do nobre colega. Também a de cada vítima de nossa ineficiência como família e Estado. E que Ele nos proteja em cada saída para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. a mais pura verdade eleiçoes vem ai pense antes de vatarem observem os candidatos para nao votarem
    em corruptos mentirosos safados cafegestes etc.etc .etc

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Julio, O que devemos compreender é que precisamos unir forças para cada vez mais tomarmos consciência e saber que devemos dedicar parte de nosso tempo para transformar essa realidade, nas representações de classe. Transformar uma democracia necrosada em celula viva.

    ResponderExcluir
  4. É uma grande perda como filho, como marido, pai e profissional. Nossa sociedade está cada vez mais medrosa, desamparada, enquanto alguns discutem privilégios nas cadeias. Que pais é esse? Meus sentimentos à família.

    ResponderExcluir
  5. Muito triste com esse acontecimento… um homem com suas qualidades,um doutor com boas recomendações. é triste! que deus possa dar o conforto a sua família. deus o coloque em um bom lugar va com deus Doutor Artur irá fazer muitas falta,a sua partida foi triste,mas ficará pra sempre guardada a sua lembrança na memoria de todos os que tiveram o privilegio de o conhecer e de ser atendido por esse profissional.

    ResponderExcluir
  6. Muito triste com esse acontecimento… um homem com suas qualidades,um doutor com boas recomendações. é triste! que deus possa dar o conforto a sua família. deus o coloque em um bom lugar va com deus Doutor Artur irá fazer muitas falta,a sua partida foi triste,mas ficará pra sempre guardada a sua lembrança na memoria de todos os que tiveram o privilegio de o conhecer e de ser atendido por esse profissional.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ver a reportagem. É muito triste, mas existe um Deus que vai preencher esse vazio. Orando pela família.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, mas vivemos uma democracia necrosada e precisamos transforma-la em celula viva através da participação na representação de classe.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, mas vivemos uma democracia necrosada e precisamos transforma-la em celula viva através da participação na representação de classe.

    ResponderExcluir
  10. um pais sem educação,onde a policia prende a justiça solta,uma país cheio de políticos corruptos,um pais que o analfabeto vota mais não pode ser votado, um pais que inventa todo o tipo de bolsa´pra sustentar vagabundos e desocupados ,enquanto poderia tirar este povo da rua procurar educar reciclar e ensinar um profissão honesta para ele ganhar o pão e não criar malandros e vagabundos e meliantes para assaltar o cidadão de bem e assassinar inocente. Que sai da sua casa com a preocupação do seu trabalho, que estudou tanto para conseguir chegar onde chegou para ter o sustento honesto da sua família. enfim estamos todos enfrentando isto no nosso dia a dia, cidadão de bem PRESO E VAGABUNDO SOLTO...ISTO É BRASIL DA COPA...

    ResponderExcluir
  11. Lamentável! Chocada,repugnada ,assustada!

    ResponderExcluir
  12. SOCIEDADE E HIPÓCRITA , GOVERNANTES E DIRIGENTES
    QUE NÃO FAZEM NADA PARA MELHORAR E SIM Á CADA DIA A INPUNIDADE CRESCE EM NOSSO PAÍS, ESTADOS, NA NOSSA CIDADE EM TODOS OS OUTROS, ENFIM ACORDA BRASIL!!

    AFF!!

    ResponderExcluir
  13. E o que dizer a seu filho? E o que dizer a nossos filhos?? E quantos mais terão que ir para que se faça algo?? Que Deus conforte a todos !

    ResponderExcluir
  14. E o que dizer a seu filho? E o que dizer a nossos filhos?? E quantos mais terão que ir para que se faça algo?? Que Deus conforte a todos !

    ResponderExcluir
  15. E o que dizer a seu filho? E o que dizer a nossos filhos?? E quantos mais terão que ir para que se faça algo?? Que Deus conforte a todos !

    ResponderExcluir
  16. E o que dizer a seu filho? E o que dizer a nossos filhos?? E quantos mais terão que ir para que se faça algo?? Que Deus conforte a todos !

    ResponderExcluir
  17. E o que dizer a seu filho? E o que dizer a nossos filhos? E quantos mais pagarão pela ineficiência do estado?? E que Deus conforte a família e amigos!!

    ResponderExcluir
  18. Muito triste, mas pior ainda é pensarmos que foi um crime premeditado, arquitetado pela família de pacientes que morreram na cirurgia. Isso é pior do que um assalto. bem mais terrível.

    ResponderExcluir
  19. É triste...e a sensação que tenho " lei só existe para os cidadãos de bem" e os direitos humanos alguém consegue explicar pra que tipo de ser humano ela é valida? revoltante!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. direitos humano só existe para bandido , ver se direitos humano procura familia de vitima esse e o direito desumano .

      Excluir
  20. Não conhecia pessoalmente o Dr. Artur, mas conhecia a grandiosidade da sua dedicação aos seus pacientes e a sua eficiência e carinho que o tratavam...... uma grande perda e uma revolta maior ainda.... Que Deus conforte seus familiares.

    ResponderExcluir
  21. Tive o prazer de conhecer esse grande médico, Dr. Artur , foi super educado e carinhoso quando minha mãe fraturou sete costelas sempre com aquele sorriso no seu rosto passando confiança para os seus pacientes. A dor vai ser enorme mais tenha certeza Dr. Artur que o culpado vai ser achado pelo que fizeram com o Senhor. e que Deus conforte sua esposa seu filho e seus familiares. LUTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8 minutos depois, vc o conhecia... não precisa tentar aparecer num momento de dor... que coisa!

      Excluir
  22. Sou filho de uma paciente do Dr. Artur, falecida em janeiro de 2013. Apesar do avançado estágio de sua doença era simplesmente admirável o respeito e humanidade com qual ele a tratava. Sempre perfeito nos procedimentos e palavras, teve a incrível capacidade de trazer motivação para alguém mesmo numa situação tão delicada. Sem dúvida uma precoce e irreparável perda, principalmente para amigos e família. Que Deus o receba e tenha ao seu lado e dê o dificil conforto aos familiares nesse momento de luto.

    Luis

    ResponderExcluir
  23. Meus sentimentos!

    Que Deus recêba-o de braços abertos e dê conforto a família. Tanta gente ruim no mundo, porque encerrar a vida de alguém tão jovem e que fazia bem aos outros? A vida é mesmo uma caixinha de surpresas que muitas vezes proporciona situações tristes.
    Oremos pelo Artur para que o mesmo possa ultrapassar no céu esta perda de estar entre a familia. Que a Paz esteja e entre nos vossos corações entristecidos. Muita Paz!

    ResponderExcluir
  24. Mais um de nossos filhos deixando seus sonhos, sua família......"que país é esse"? Misericórdia!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Muito triste mesmo, sinto-me enojada deste monstro que teve a crueldade da tal ação. Desejar o que a um imundo desse? a morte? Não, isso seria muito bom, deixe ele ter o desprazer de conviver consigo mesmo, apodrecer na cadeia, na miséria, jogado na sarjeta, nunca mais terá paz, nem nessa vida e nem no inferno.
    Peço a Deus perdão, por meus pensamentos de tanta revolta.
    Hoje o céu está em festa, o Dr. Arthur está em um lindo lugar nos braços de Deus, em paz, tranquilo e sereno, e aqui na terra, todos os seus familiares e amigos continuam lhe amando da mesma forma.
    Meus sentimentos a toda a família!!! #justiça seja feita

    ResponderExcluir
  26. Sou médico e acho que todos os médicos do Estado estão em pânico.Pela insegurança,pela falta de policiais em rondas, ou no seu ambulatório público,ou na Atenção Básica,enfim..estamos todos inseguros,principalmente com o aparelhamento dessa corja que mantém e quer continuar mantendo o poder,aparelhando Judiciário,Executivo,deputados e senadores e por fim os analfas vereadores que só mamam e nada fazem,
    Onde estão as câmeras da Cidade?Sabe-se que o carro saiu do Hosp Portugues..e aí? que rumo tomou?Quem e quando foi abordado?Muito pode ser feito.Se fosse filho de político já tinha nego preso e confessando.A chance é votar...mas em quem?Tudo igual! Mas tudo pode mudar ,o país é grande,e se seus milhões de pessoas foram à rua,não há quem os segure.è preciso acabar com essa vergonha!Ou sair desse país,quem pode.
    Revoltado!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara seu pensamento foi meio que racista! pq não dizer já tinha gente preso! oxe.

      Excluir
  27. Deus Meu, o que está acontecendo com a humanidade? Até onde vai a capacidade humana de praticar o mal retirando a vida das pessoas, como se fosse algo natural, normal?? A VIDA algo tão precioso!!!!!!
    A cada momento da minha vida, fica mais claro uma observação que minha mãe fazia, de que se de joelho passássemos as 24 horas em oração ainda era pouco. Está claro que é verdade, a humanidade está carente de oração!!!!
    ESTOU CHOCADA, INDIGNADA COM MAIS ESTE ATO DE VIOLÊNCIA CONTRA O SER HUMANO!!!
    Mais uma vida ceifada, por mãos de criminosos inescrupulosos.......mais uma família que sofre a perda de seu filho, irmão, esposo, pai..........e nós todos, amigos, colegas de profissão, e pacientes que perdemos também um grande profissional que lutava para salvar vidas.
    Dr. Artur Eugênio de Azevedo Pereira. Tão novo, mais que carregava tamanha competência na sua profissão, além do carinho, disposição e dedicação em cuidar de seus pacientes com câncer.
    Há exatamente um ano o conheci, quando Roberto apresentou um nódulo no pulmão. Ele foi tão atencioso, competente, claro e preciso. Com sua equipe fez a cirurgia, acompanhou todo o processo de sua recuperação, demonstrando todas estas virtudes, por isso que eu relato com essa clareza. Só deu alta quando viu que ele estava em condições. Eu que acompanhei todo os momentos, me sentia confiante pela segurança que ele passava, e pude observar em cada gesto seu todas estas qualidades de ser humano e profissional competente que era.
    A sociedade carente de pessoas e profissionais deste calibre fica órfã. Vai aqui nossa indignação contra este ato tão violento a este ser humano, pessoa tão jovem, porém dotada de grande personalidade.
    Aos amigos, companheiros de luta nesta tão árdua profissão, nossos votos de eu Deus na sua onipotência, lhes dê o alento para superação desta grande perda,
    aos familiares, conforto.
    A você, Artur, que Deus o receba para trilhar junto a Ele, essa sua nova caminhada. Obrigada pelo grande bem que fizeste, somos e seremos gratos por toda a eternidade, a você, grande MÉDICO E AMIGO. Vai com Deus, e em Paz.

    ResponderExcluir
  28. Veralúcia de Arruda Moura14 de maio de 2014 às 22:11

    Deus Meu, o que está acontecendo com a humanidade? Até onde vai a capacidade humana de praticar o mal retirando a vida das pessoas, como se fosse algo natural, normal?? A VIDA algo tão precioso!!!!!!
    A cada momento da minha vida, fica mais claro uma observação que minha mãe fazia, de que se de joelho passássemos as 24 horas em oração ainda era pouco. Está claro que é verdade, a humanidade está carente de oração!!!!
    ESTOU CHOCADA, INDIGNADA COM MAIS ESTE ATO DE VIOLÊNCIA CONTRA O SER HUMANO!!!
    Mais uma vida ceifada, por mãos de criminosos inescrupulosos.......mais uma família que sofre a perda de seu filho, irmão, esposo, pai..........e nós todos, amigos, colegas de profissão, e pacientes que perdemos também um grande profissional que lutava para salvar vidas.
    Dr. Artur Eugênio de Azevedo Pereira. Tão novo, mais que carregava tamanha competência na sua profissão, além do carinho, disposição e dedicação em cuidar de seus pacientes com câncer.
    Há exatamente um ano o conheci, quando Roberto apresentou um nódulo no pulmão. Ele foi tão atencioso, competente, claro e preciso. Com sua equipe fez a cirurgia, acompanhou todo o processo de sua recuperação, demonstrando todas estas virtudes, por isso que eu relato com essa clareza. Só deu alta quando viu que ele estava em condições. Eu que acompanhei todo os momentos, me sentia confiante pela segurança que ele passava, e pude observar em cada gesto seu todas estas qualidades de ser humano e profissional competente que era.
    A sociedade carente de pessoas e profissionais deste calibre fica órfã. Vai aqui nossa indignação contra este ato tão violento a este ser humano, pessoa tão jovem, porém dotada de grande personalidade.
    Aos amigos, companheiros de luta nesta tão árdua profissão, nossos votos de eu Deus na sua onipotência, lhes dê o alento para superação desta grande perda,
    aos familiares, conforto.
    A você, Artur, que Deus o receba para trilhar junto a Ele, essa sua nova caminhada. Obrigada pelo grande bem que fizeste, somos e seremos gratos por toda a eternidade, a você, grande MÉDICO E AMIGO. Vai com Deus, e em Paz.

    ResponderExcluir
  29. Sabias palavras amigo! Infelizmente esse eh o retrato do nosso pais.

    ResponderExcluir
  30. Uma vez eu pensei ter dito uma blasfêmia quando falei que se havia alguma coisa da qual Deus tinha se arrependido foi de ter criado o homem!!! Hoje eu só não tenho certeza, mas não me arrependo em dzr!!
    O que nos diferencia dos animais irracionais? Na verdade eles são muito, mas muito mais sublimes que nós...eles vivem numa cadeia alimentar e se matam para sobreviver...e nós?? Somos o topo da cadeia, mas estamos nos comendo!!!! Eu sou médica, andei mto para sê-lo, nunca me foi fácil a vida...mas, se eu pudesse voltar atrás eu não o seria!!! Esse crime do colega foi o gatilho para outros...colegas são ameaçados nas emergências...no trânsito, nas escolas...onde estamos, independente da profissão sofremos ameaças!!!!
    De fato, agora falo como médica, estão querendo nós destruir esses governantes...e a população tola, carente, pobre e que se contenta com um programa que tem suas valias, mas que no fundo, no fundo não passa de uma medida eleitoreira!!!
    vamos minha gente...até quando iremos ficar no pão e circo???

    ResponderExcluir
  31. Dr Júlio, emocionante sua palavras.
    Infelizmente, mais um caso do descaso das políticas públicas de segurança neste país.
    Solidária com todos.
    Heloneida Romão.

    ResponderExcluir
  32. Caro Dr. Júlio, infelizmente mais um caso do descaso das políticas públicas de segurança.
    Um jovem que deixa sua família órfã. Um homem que dava sua vida para salvar vidas.
    Sou solidária a dor da família. No momento as orações ajudam a amenizar o sofrimento.
    Heloneida Romão

    ResponderExcluir
  33. Manhã de despedida, DOR E SAUDADE, descanse em paz Arthur. Nós que ficamos continuamos aqui pensando em você, no seu sorriso e em tudo de bom que você fez ao próximo.
    A Familia Azevedo que Deus conforte o coração de todos e que possamos tirar de nossos corações todo sentimento de ódio, vingança ou rancor que por ventura venha ha existir. A Justiça vem de Deus. Fiquem em paz, um abraço no coração de todos.

    ResponderExcluir
  34. Nossa muito emocionante sinceramente!
    #VergonhaAlheia

    ResponderExcluir
  35. Nossa muito emocionante sinceramente!
    #VergonhaAlheia

    ResponderExcluir
  36. Me emocionei ao me colocar no lugar dessa família que perdeu esse filho,marido e pai querido e porque não dizer dos amigos e pacientes. Tenho dois filhos médicos e muitos amigos deles na mesma profissão. Dai pergunto QUE PAÍS é ESSE???????????que tem na sua liderança políticos que buscam desmoralizar os profissionais da saúde trazendo de outros países profissionais da mesma área e colocando muitas vezes a população contra seus irmãos. Além de não valorizar seus médicos ainda os deixam morrer por não conseguir salvar um marginal. Será que consideram o médico é um SEMI- DEUS? Que Deus tenha piedade de todos nos, e destes profissionais que só querem tirar um pouco da dor do seu semelhante....

    ResponderExcluir
  37. Me emocionei ao me colocar no lugar dessa família que perdeu esse filho,marido e pai querido e porque não dizer dos amigos e pacientes. Tenho dois filhos médicos e muitos amigos deles na mesma profissão. Dai pergunto QUE PAÍS é ESSE???????????que tem na sua liderança políticos que buscam desmoralizar os profissionais da saúde trazendo de outros países profissionais da mesma área e colocando muitas vezes a população contra seus irmãos. Além de não valorizar seus médicos ainda os deixam morrer por não conseguir salvar um marginal. Será que consideram o médico é um SEMI- DEUS? Que Deus tenha piedade de todos nos, e destes profissionais que só querem tirar um pouco da dor do seu semelhante....

    ResponderExcluir