segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Discurso proferido pela Dra. Vera Lopes na cerimonia de concessão de título de cidadão do Recife




                O Dr. Vicente Júlio Barbosa de Lima é Cearense, nascido na terra do padre Cícero, Juazeiro do Norte.  Quarto filho de seis, de José Ivan Ribeiro de Lima ( Motorista da Companhia de Eletricidade do Ceará – Coelce) e Maria Lalis Barbosa de Lima (costureira). Possui também uma segunda família, cujos patriarcas Raimundo Matias dos Santos e Joana Matias de Souza,  o acolheu ainda nas fraudas, convivendo com as duas famílias simultaneamente, as quais são responsáveis por sua formação.
                Viveu sua infância entre sua cidade natal e a fazenda  Cacimbas no município de Assaré, aonde aprendeu suas primeiras letras com tia Lúcia, professora dos agricultores.
                No Juazeiro do Norte, Dr. Júlio iniciou seus estudos no Ginásio Monsenhor Macêdo, colégio religioso de freiras muito importante em sua formação moral e religiosa.
                Aos 10 anos, mudou-se com toda família para a capital cearense, pois seus pais buscavam uma melhor educação para os filhos. Em Fortaleza, completou seu 1° grau em um colégio no bairro que morava, Escola Medalha Milagrosa da Casa de Nazaré.
                No seu último ano na instituição foi inscrito pela diretora, irmã Luiza, de surpresa, na Olimpíada Cearense de matemática. Fato este que fora um divisor de águas em sua vida estudantil, pois logrando o terceiro lugar daquele concurso, recebera uma bolsa de estudos para todo o segundo grau em um dos maiores colégios da cidade – Colégio Farias Brito.
                Foi um estudante atuante política e culturalmente, sendo presidente do grêmio estudantil e integrante do grupo de teatro do colégio.
                Dr. Júlio, como todo bom caririense, nutria uma grande admiração pela Zona da Mata Nordestina. Após participar da peça “ Morte e Vida Severina” do grande João Cabral de Melo Neto, essa admiração se convertia em  verdadeira paixão.
                Veio fazer seu primeiro vestibular no Recife, atraído pela grandiosidade cultural de nossa terra e o sangue quente de nossa gente, como costuma dizer.
                Foi aprovado no curso de medicina da antiga FESP, no entanto perdeu o período de matricula e a vaga na universidade.
                No ano seguinte, não lograra o mesmo êxito na Medicina, iniciando Fisioterapia na Universidade de Fortaleza e Administração na Universidade Estadual do Ceará. Fez grande parte do curso de Fisioterapia, chegando a estagiar no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce da Universidade Federal do Ceará. Iniciava ali mais uma grande paixão: A reabilitação de pessoas deficientes e com comprometimentos neuromotores.
                No entanto, Dr. Júlio tinha na Medicina sua grande paixão e vocação. Mais uma vez deixa sua terra e vai fazer o curso de Medicina na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Também com grande atuação política. Foi presidente do Diretório Acadêmico e membro do CINAEM ( Comissão Nacional Interestadual de Avaliação do Ensino Médico)
                Durante seu curso, Dr. Júlio atraído pelo Recife, inicia uma caminhada semanal para realizar estágios no Hospital da Restauração e Hospital Oswaldo Cruz. Nesse período, a paixão pelo Recife sedimentara em amor por nossa cidade.
                Após a conclusão da graduação de Medicina, Dr. Júlio segue mais uma vez para o Cariri cearense para segundo ele, quitar um pouco da dívida de gratidão que possui por sua terra e sua gente. Trabalha por um ano e meio na cidade de Santana do Cariri na chapada do Araripe, de onde recebeu homenagem da câmara dos vereadores daquela cidade por sua atuação junto às crianças e aos idosos no Programa de Saúde da Família do distrito de Brejo Grande.
                Seu retorno ao recife definitivamente, como gosta de afirmar, foi para realização da Residência Médica em Traumatologia e Ortopedia no Hospital Getúlio Vargas, preterindo cidades como São Paulo e Brasília aonde também havia sido aprovado.
                No Hospital Getúlio Vargas ainda fizera mais uma Residência Médica em Ortopedia Pediátrica.
                Atualmente, Dr. Júlio é professor da disciplina de Fisiopatologia em Traumatologia/ Ortopedia e Medicina desportiva da UNINASSAU, exerceu no último ano, acessória e gestão em sua área junto a Secretaria de Saúde da cidade  de João Pessoa. Faz parte do corpo clínico da AACD ( associação de Assistência à Criança Deficiente), Real Hospital Português, Hospital de Fraturas e Hospital Belarmino Correia em Goiana.
- Por seu trabalho junto aos pacientes da AACD, aonde atua na clínica de reabilitação de amputados exercendo com muito amor, humanismo, dedicação e competência;
-  Pelos inúmeros relatos dos pacientes que chegam aos meus ouvidos sobre a forma com a qual foram acolhidos, respeitados e valorizados por esse profissional;
- Pela resolubilidade que dar aos casos e situações enfrentadas;
- Por minha, já conhecida e constante luta, pelos direitos desses cidadãos, tão sofridos e , por vezes, esquecidos pelo próprio Estado;
Fui conhecer mais de perto esse homem, esse médico, esse cidadão que abraçou minha causa, como sua causa; nossa cidade, como sua cidade e nossa gente, como sua gente.
Nada mais justo do que demonstrar nosso reconhecimento, nossa gratidão e nossa admiração por esse cidadão, oficializando mais uma adoção em sua vida. Adoção de um filho que tantos frutos tem nos dado concedendo-lhe o título de cidadão da Cidade do Recife

Um comentário:

  1. Meu amigo, a quanto tempo, do Juazeiro, passando pelo montese e agora cidadão do Recife, parabéns de um amigo, pq amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito!!
    Ass. Giovani Queiroz

    ResponderExcluir