terça-feira, 29 de outubro de 2013

FUNDAÇÃO TERRA



Fundação Terra é uma organização não governamental brasileira criada como intuito de prestar ajuda às pessoas que vivem no local denominado "Rua do Lixo", na cidade de Arcoverde, no estado dePernambuco. Esta comunidade é constituída por catadores de resíduos, quebradores de brita, biscateiros, migrantes, etc. De grande importância é a cooperação de doadores da Alemanha.
Entre as ações desenvolvidas pela fundação, estão a Pax Christi, onde além dos ensinos tradicionais, os indivíduos aprendem uma profissão prática, como costura,computaçãosoldagem naval 1 etc. A escola conta com uma marcenaria comunitária, que faz parte da escola profissional, produzindo móveis baratos de necessidade cotidiano - mesascadeiras e armários - para a comunidade. Nas salas da Pax Christi Schola, o método de ensino utilizado é o de Paulo Freire, desenvolvendo um trabalho de autoconsciência mais forte.
No Centro Mater Christi, as mães gestantes têm acompanhamento pré-natal, recebem alimentação e participam de palestras sobre higiene e saúde preventiva. O atendimento continua após o parto, durante a amamentação e até o primeiro ano de vida da criança. O centro mantém ainda uma creche.
O projeto Domus Christi abriga 21 idosos, de 68 a 101 anos, todos abandonados pela família. Cada um tem uma pequena casa, com quarto e banheiro, além de assistência médica e odontológica.
A Fundação Terra construiu também uma cozinha comunitária, que fornece por dia 645 refeições para crianças, mulheres gestantes e mães que amamentam. Além disso, 500 famílias cadastradas recebem cestas básicas duas vezes por mês 2 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário